quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Reflexões do horror, lembrança e nossa recusa em perdoar

 

Do Counterpunch

 

Imagem de Hind Rajab. Fonte da fotografia: Maktoob Media – Fair Use

Em 9 de fevereiro de 2024, levei o cachorro da minha família para passear pelo parque. Era uma atividade que eu tinha resolvido começar a fazer para a minha saúde mental e física. Em nossa jornada, o sol começou a se pôr, e estávamos cercados por outras pessoas. Juntos, ou sozinhos, ou com seus cães. Tocar música, sentar junto ao lago, andar de skate, falar. - Viver. Vendo todas essas pessoas diferentes, olhando para a pequena janela de cada uma de suas vidas que este belo pôr do sol de inverno tinha proporcionado, eu estava tomado com uma onda de emoção que eu não sentia em meses, talvez até anos. Era a sensação de finalmente ser capaz de sentir, desafogada por um pico de doença mental ou estresse de eventos pessoais, o quão bonita era a vida. Que talvez eu finalmente tenha chegado ao ponto de tudo estar bem. Talvez fossem apenas endorfinas de dar essa longa caminhada, mas essas emoções vinham crescendo há algum tempo desde que o ano novo começou. Eu tive um novo começo com as aulas do meu novo semestre na faculdade, eu estava me envolvendo em mais oportunidades fora da minha rotina acadêmica diária, e eu estava até perdendo peso. Tudo parecia estar melhorando pela primeira vez em muito, muito tempo.

Mas enquanto eu lutava com essa pressa, logo me lembrei da lacuna inimaginável entre essa melhoria em minha vida pessoal e os horrores que ocorrem na Palestina. Como para cada quinze minutos que eu passei admirando o céu escuro e conseguindo meus passos diários, uma criança em Gaza estava morrendo de doença, fome, frio, infecção, ou sendo assassinada por bombas e franco-atiradores israelenses. Este momento de lembrança sombria e realização do genocídio contínuo é um momento que eu tenho certeza que inúmeras pessoas se sentiram inúmeras vezes nos últimos meses. A positividade logo foi superada com uma complicada confusão de emoções e perguntas enquanto eu tentava lidar com a situação que havia sofrido até mesmo neste novo capítulo da minha vida.

Mesmo a visão do meu cachorro vestindo sua jaqueta tocou um acorde doloroso comigo, sabendo que tal peça de roupa estava sendo negada aos seres humanos congelando em suas tendas. Eu tinha o direito de me sentir tão despreocupada? Eu merecia, mais do que os palestinos ainda sob cerco e sofrendo além da compreensão? Onde a linha entre minha saúde mental e o trauma coletivo de mim e meus aliados em todos os EE.UU. deve ser traçada? Eu não queria morar e desmoronar neste raro momento de tranquilidade. Então, eu peguei o caminho mais fácil e guardei tudo para mais tarde. Talvez eu escrevesse no meu diário quando chegasse a casa ou o guardasse para falar com o meu terapeuta.

Em 10 de fevereiro de 2024, acordei e liguei meu telefone para ver a notícia de que Hind Rajab, a menina de seis anos presa em um carro com seis de seus familiares mortos cercada por franco-atiradores e tanques israelenses por quase duas semanas, foi finalmente encontrada. Morta. Foi assassinada. Junto com os restos carbonizados da ambulância e seus ocupantes enviados para resgatá-la.

Esta é a nossa realidade. Um ciclo infinito de começar a se acalmar sub-conscientemente e se acostumar com o estado das coisas antes que as notícias da mais recente atrocidade nas mãos da IDF nos lembrem de que isso ainda está acontecendo. Após 129 dias, as bombas ainda estão caindo. A ajuda humanitária ainda está sendo impedida de entrar em Gaza. As forças israelenses ainda não estão tentando resgatar os reféns mantidos pelo Hamas. Fotos das mães e bebês entre esses reféns, supostamente em perigo imediato pelas pessoas que as mantinham, apesar de não terem surgido relatos de crime, foram rebocadas pela cidade e dificilmente serão substituídas pelas fotos da criança de Gaza presa e assassinada entre os cadáveres de sua família.

Outro massacre indescritível chegou, quando Netanyahu lança uma “operação militar” em Rafah, onde mais de 80% da população de Gaza fugiu. E, no entanto, o mundo quer que esqueçamos. Conglomerados de mídia social como Meta restringem e removem postagens sobre Gaza, a mídia muda seu foco de volta para notícias de celebridades, e o próprio Joe Biden assume o desempenho de uma infeliz testemunha das práticas de punição coletiva de Israel, em vez de um contribuinte financeiro, legal e moral direto para isso. A temporada de impostos se aproxima, e devemos trabalhar e calcular o quanto devemos ao governo que já não pagamos através de nosso trabalho subvalorizado, sabendo muito bem que os dólares que enviamos pagará os salários dos monstros que celebram a morte de crianças. O Super Bowl veio e se foi, afastando milhões de olhos das bombas que chovem sobre Rafah. Os negócios na América avançam como de costume, não importa o quão alto nós gritemos por uma parada, para uma chance de lamentar as perdas da humanidade que se acumulam a cada hora. Vendas do Dia dos Namorados, Oscars, Globo de Ouro, Taylor Swift, produtos da Apple, mais do mesmo jeito.

Para os cidadãos de nações lideradas por funcionários explicitamente sionistas como a América e o Reino Unido, a notícia do corpo de Hind mais uma vez nos esmagou com desespero impossível e perguntas que dificilmente temos o poder de responder. Como deixamos isto acontecer a esta menina? Como deixamos de falhar as 13 mil crianças antes dela? Como deixamos a carnificina continuar por tanto tempo? Como ousamos viver nossas vidas por um momento sem consciência?

O que estamos fazendo?

Por mais que lutemos por responsabilidade e ação – na mídia, nos tribunais, até mesmo nas ruas, somos governados por um bando de belicistas decrépitos e senitas que mostraram repetidas vezes que não têm preocupação com a santidade de uma única vida humana que não se alinha com seus melhores interesses. E eles estão desesperados para nos deixar entorpecidos, como fizeram com todas as crises domésticas que seus cidadãos estão vivendo dia após dia. Mas eu me recuso. E continuarei a recusar, juntamente com os irmãos e irmãs e todos os que estão no meio deste movimento. Nós nos recusaremos a ficar entorpecidos, recusamos chamar isso de normal e nos recusaremos a aderir à moral e aos critérios do opressor que cometeu o impensável por mais de 75 anos.

É o fardo dos sobreviventes para viver com tudo o que eles passaram, e o fardo das testemunhas para levar até mesmo apenas uma fração da dor desses sobreviventes para todas as partes do mundo que os ouvirão, e nunca deixá-lo se contentar. E agora, nesta era de transmissão instantânea de vídeos e mensagens, todos nós nos tornamos testemunhas. Não podemos olhar para as crianças sem lembrar as imagens que vimos dos restos de crianças ainda mais jovens do que elas, nem em animais sem refletir sobre os civis de Gaza dando o último de seus dados de sua água e comida para os desentados, não no horizonte, sem nos lembrarmos daqueles que são forçados a ver um muro. Nunca veremos essas coisas da mesma maneira. Listas intermináveis de marcas, impostos, escolas, hospitais, militares, tribunais mundiais, bancos, campi universitários, ambulâncias, mísseis, vítimas, escavadeiras, túmulos, cadáveres.

E nunca o deveríamos.

Acredito que um dia o bombardeio vai parar. Mas se é após a intervenção global real ou da própria vontade de Netanyahu depois de destruir cada centímetro de Gaza ainda não foi visto. Mas o que eu tenho medo é que estamos lutando tanto para fazê-lo através de cada momento que passa, para lidar com o que vimos e ouvimos, que quando o massacre é finalmente colocado em pausa, o alívio do silêncio e a chance de lamentar nos dominarão ainda mais do que a censura e a demonização de nossa causa. O Joe genocida continuará a tentar convencer o mundo de como ele está chocado com Netanyahu, seu parceiro no crime, por usar o dinheiro que ele deu e o poder sobre a mídia que ele garantiu e o medo de americanos sionistas que ele encorajou a cometer genocídio, bem a tempo para a eleição de 2024. E podemos estar muito exaustos e muito quebrados para levantar nossas vozes mais alto. Mas não podemos deixar que um cessar-fogo seja o nosso ponto de parada. Houve muita falta de perdão para que qualquer aparência de perdão seja dada às celebridades covardes que um dia pedirão timidamente por seu apoio à IDF, às marcas que farão uma declaração de “inclusão”, aos presidentes do governo estudantil que alegarão ter cuidado com todos os seus alunos enquanto o genocídio acontecia. Eu sei que a capacidade de perdoar é uma virtude, tanto para fins religiosos quanto em nome da saúde mental. Mas simplesmente não há mais possibilidade disso.

Nós, as testemunhas, não podemos deixar de lado a dor e o trauma que vimos, ouvimos e suportamos esses quatro meses infernais. Não depois de um tratado de “paz”, não depois de os bloqueios serem removidos, nunca. Nada nunca será o mesmo, e devemos ter certeza de que todos saibam disso, não importa o quanto eles nos digam o quanto nos dizem para nos concentrarmos em outra coisa. Eles querem nos tornar uma tendência. Nossos boicotes, nossos protestos, nossas reportagens, nossas postagens nas redes sociais. Mas Starbucks, McDonald’s, Burger King, Lays, Sephora, Zara, Dove... eles nunca mais devem ver nosso dinheiro novamente, e os sionistas e os moderados nunca mais devem ter nossos votos. Eu já tenho lutado com o fato de que eu posso não ver a terra de meu pai e sua família liberada em minha vida, mas eu não posso suportar o pensamento do que estamos testemunhando ser conhecido como apenas mais uma entrada na lista de massacres do povo palestino. O povo do meu pai. - O meu povo.

Sei que esta peça é muito mais pessimista do que a minha outra escrita. Talvez seja moralmente errado implorar às pessoas ao meu redor que se apeguem firmemente à dor que sentimos bem neste momento e nunca deixemos ir. Mas este é simplesmente o ponto em que estamos agora. O ponto em que o bombardeio de Rafah começou quando eu estava escrevendo isso, o ponto em que a bandeira israelense gigante pendurada na vitrine da loja que passo todos os dias indo para a aula parece uma declaração de imunidade zombando da justiça. E o ponto em que todos os nossos sistemas financeiros e legais falharam em onde a coisa mais impactante que parecemos ser capazes de fazer é lembrar tudo o que testemunhamos. É da natureza humana desejar que as feridas emocionais se curem e desapareçam, mas agora, todos nós esperamos que elas nunca o façam, porque sabemos que o sangue daqueles perdidos na Palestina nunca secará, e os horrores nunca serão compreendidos. Corpos empilhados em um caminhão de sorvete. Milhares de pessoas passando fome, ficando sem ração para animais de fazer pão. Uma criança pendurada em uma parede, suas pernas arrancadas. Um bebê coberto de cinzas; sua metade inferior desapareceu. Os gritos de Hind.

Nós já vimos isso. Nós já ouvimos isso. Nós não vamos esquecer. Nós não vamos perdoar.

Julia Abusharr é uma mulher egípcia e palestina de 20 anos que vive nos Estados Unidos

 

Nenhum comentário: