sábado, 24 de fevereiro de 2024

A Palestina ilumina o caminho para a frente

 

Fonte da fotografia: Marcin Monko – CC BY 2.0

Quando o primeiro Fórum Social Mundial foi realizado em Porto Alegre, Brasil, em 2001, foi concebido como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Davos era o mundo do One Percent. Porto Alegre era o mundo do resto de nós. Hoje, Katmandu, o local do XVI Fórum Social Mundial, é o mundo do resto de nós.

O Fórum Social Mundial foi concebido para transmitir a nossa resistência ao capitalismo global e suas depredações. Também era para ser uma afirmação de solidariedade de todas as pessoas e redes que lutam por justiça social e paz. Foi também uma oportunidade para se reunir para planejar o futuro, um futuro onde, como diz o slogan do FSM, outro mundo é possível.

Em seu romance sobre vidas entrelaçadas com a Revolução Francesa, o romancista Charles Dickens disse que era o melhor dos tempos e o pior dos tempos.

Estes dias são certamente os piores momentos. A catástrofe climática ameaça o planeta. O neoliberalismo fracassou de forma retumbante, mas permanece ainda mais entrincheirado como ideologia e política. Estamos testemunhando a ascensão do fascismo globalmente – na verdade, ao sul do Nepal, vimos o fascismo levantar sua cabeça feia na índia. Estamos testemunhando dois genocídios. Um deles está ocorrendo em Mianmar, onde a elite militar está desesperadamente no poder matando indiscriminadamente toda a oposição, uma tarefa que é impossível, já que a resistência agora controla 60% do país. O genocídio maior está ocorrendo em Gaza, onde já os israelenses mataram cerca de 29 mil palestinos, 70% dos quais são mulheres e crianças. Agora eles estão prontos para entrar na cidade de Rafah, prometendo mais massacre, mais tristeza.

Não tive uma boa noite de sono desde a invasão israelense de Gaza. De fato, não se pode desfrutar de um momento de felicidade pessoal enquanto a carnificina maciça está ocorrendo em algum lugar do mundo. Essa capacidade de ter empatia com os sofrimentos dos outros é a base da solidariedade humana. Ela vem da nossa humanidade comum.

Nós nos perguntamos: por que Israel está tão comprometido em destruir totalmente os palestinos como povo? Perguntamos: por que os Estados Unidos estão tão comprometidos em fornecer as armas e munições para permitir o genocídio? Perguntamos, por que a Europa, que uma vez nos disse no Sul global, que era o auge da civilização, apoiando a barbárie?

Sim, este é o pior dos tempos. Mas será que é o melhor dos tempos? Depende de cada um de nós. Estamos dispostos a enfrentar os grandes desafios dos tempos?

Estamos dispostos a fazer todos os esforços para salvar o planeta da catástrofe climática que o capitalismo global criou?

Continuaremos a travar a luta política e ideológica para desenrairizar e desmantelar o neoliberalismo?

Estamos dispostos a colocar nossos corpos em risco contra o avanço do fascismo?

Vamos dar tudo na luta para parar o genocídio em Gaza e em outros lugares?

Permitam-me terminar citando uma entrevista que fiz com Usamah Hamdan, o representante do Hamas no Líbano, que fiz em Beirute em 2004. Perguntei-lhe se ele não temia por sua vida, dado que ele era um líder de alto perfil da organização. Aqui estava a sua resposta:

Estou em duas listas [de assassinato], uma com seis nomes e outra com 12 nomes. Eu vivo minha própria vida normalmente. Eu tomo café da manhã com meus filhos, eu sempre tento fazer isso, porque é quando eu posso falar com eles e perguntar-lhes sobre o seu dia e seus planos. Eu visito meus amigos e meus amigos me visitam. Só recentemente saí com meus filhos para nadar no mar. Você morre uma vez, e pode ser de câncer, em um acidente de carro ou por assassinato. Dadas essas escolhas, prefiro o assassinato.

O espírito refletido na resposta de Hamdan é, a meu ver, a razão pela qual os palestinos, mesmo diante do genocídio, triunfarão no final. Recolhemos força desse espírito. A Palestina precisa de nós. Precisamos também da Palestina. E vamos agradecer à Palestina por liderar o caminho, por iluminar o caminho para o resto do mundo.

Walden Bello, colunista da Foreign Policy in Focus, é o autor ou co-autor de 19 livros, o mais recente dos quais são o último Stand do Capitalismo? (Londres: Zed, 2013) e Estado da Fragmentação: Filipinas em Transição (Cidade Quezon: Foco no Sul Global e FES, 2014).

 

Nenhum comentário: