sexta-feira, 28 de junho de 2013

ALGUNS IMEIUS DE MEU AMIGO GATO

1.Sobre a contratação de médicos estrangeiros pelo SUS, e a reação corporativa dos médicos

Agora um depoimento da Carminha Cabral Carpintero, também no grupo do CEBES Campinas, a partir do depoimento que diz que a Dilma teria cuspido na cara de 370000 médicos brasileiros. E em seguida, da Vera Salerno, a propósito do mesmo debate.
-------------------------------------------------------
Caríssimos (as) colegas

Senti-me instigada a entrar nesse debate e acho que precisamos nos posicionar sem acharmos que existe apenas uma verdade ou um único lado da situação Inicialmente devo dizer que não me senti sendo cuspida pela presidenta Dilma e também que concordo totalmente com Heleno e Giovanni (com uma ressalva referente ao Revalida)
Inicialmente, se o fato dela chamar-se presidenta já a faz "não merecedora " de atenção e respeito já me causa estranheza e não consigo entender esse argumento Ela é a presidenta ou presidente como querem alguns, legitimamente eleita e o fato de não ter votado nela (eu votei!) não a desmerece ou tira sua legitimidade
Segundo, solidarizo-me com todos (as) colegas que trabalham em condições descritas por Juliana mas mesmo me indignando e fazendo minha parte para que isso mude, posso afirmar que essa não é a realidade de TODOS os serviços do SUS no Brasil
Quero contar algumas situações que eu como gestora, médica sanitarista, senti-me cuspida pelos meus colegas:
Algumas vezes ouvi, você é médica sanitarista? então não é médica (pequena cuspida)
Em uma cidade do estado de São Paulo, a apenas 60 km da capital, sem história de violência nas UBS, com condições decentes de trabalho, cheguei para ser secretária e chamei uma reunião para conversar com TODOS os trabalhadores da rede Eram cerca de 50 médicos trabalhando e nessa reunião sabe quantos compareceram? em horário de trabalho, para receber a secretária que estava abrindo o diálogo? UM único médico, a explicação: ela chamou os trabalhadores, não entendemos que era para os médicos também......Pouco depois, ao cobrar que atendessem durante o período que foram contratados, 20 desses colegas entraram na justiça contra mim e o prefeito alegando "direito adquirido" de não cumprir a carga horária O salário ainda era ruim mas nenhum deles me procurou para conversar e a conversa foi só após estarem na justiça contra essa "louca" que queria que eles trabalhassem as horas contratadas Se não fosse uma juíza de bom senso e que defende o serviço público que deu a seguinte sentença: "Se for verdade o que alegam, o prefeito anterior será julgado por improbidade administrativa e vocês terão que devolver o dinheiro pago indevidamente" o município continuaria pagando para que os colegas médicos chegassem, atendessem em meia hora e fossem para seu outro emprego ou consultório Com essa "cuspida" comecei a tentar conversar e melhorar o salário dos médicos e a construir um SUS nessa cidade
Ainda lá realizei 7 (sete) entre concursos e processos seletivos para contratar médicos para um Pronto Atendimento. Salário já de mercado, boas condições de trabalho mas o plantão era alguns reais a menos que as cidades vizinhas ( e essa cidade é a menor arrecadação da região)
Em outro município muito agradável, com boas condições de trabalho, equipes respeitadas e salário que havia se defasado ouvi, após vários concursos que realizamos e que não preenchiam as vagas: "Em determinada cidade vizinha não é preciso cumprir a carga horária, aqui sim e portanto você não vai conseguir preencher as vagas" Isso por que o salário estava defasado mas era pelo menos 2 vezes o das enfermeiras (os) por igual carga horária e quase 10 vezes o de um profissional de nível médio
Ao chamar os colegas para discutirmos alguma saída para a situação, ouvia: "Isso é problema seu, da gestão, não nosso..."
Nessa mesma cidade, tentamos que um cirurgião que atendia na Sta. Casa local, fizesse UMA cirurgia bariátrica a cada 15 ou 30 dias (antes de mim a outra secretária já havia tentado sem sucesso) Ele se recusava pois o SUS paga mal mas seus pacientes particulares ele operava nesse mesmo hospital Pouco tempo depois, esse colega atende em seu consultório, uma paciente obesa e a convence entrar na justiça par que pagássemos "particular" essa cirurgia E tivemos que fazê-lo, a cirurgia custou a cidade o referente a UM mês de medicamentos Outro convenceu a paciente a entrar na justiça para que comprássemos o medicamento que ele vendia no seu consultório "o tratamento do SUS está defasado"
Nessa mesma cidade, fui várias vezes criticada pois me posicionava fortemente contra subsídios dado pela prefeitura para que seus trabalhadores tivessem plano de saúde, esse foi motivo até de argumentos que diziam que eu não defendia os trabalhadores e só a população e aí me pergunto: é justo pagar plano de saúde com dinheiro da população para uma pequena parcela dela?
Quantos desses 370000 médicos tem planos de saúde? ( eu não tenho mas sei que esse é outro debate) mas também não seria uma pequena cuspida não acreditar nem na UBS que eu trabalho para mim e minha família? Por que questionamos tanto se a presidenta não se trata no SUS?
Quantas vezes convidei meus colegas para participarem do Conselho Municipal, Conselho Local, Conferencia de Saúde (espaços de participação, de construção coletiva, de ouvir o usuário) e o que me respondiam? "Quanto ganho para estar nesses lugares? ou Não ganho pra isso"
Ouvir de muitos que o problema do SUS é só falta de gestão, que os gestores da saúde são corruptos, também me sinto cuspida pois já fui secretária de saúde em 3 municípios, grande, médio e pequeno e nunca vivenciei qualquer tipo de corrupção, em todos trabalhava 10 a 12 horas por dia e posso afirmar com tranquilidade que em nenhum deles trabalhei com nenhum corrupto e posso apontar muitos gestores honestos em vários municípios do nosso Brasil
Bem, teria muitas histórias de cuspidas mas também e felizmente tenho várias histórias de médicos e médicas que escolheram a Saúde Pública por opção e sabem do que estou falando.
Quero apenas reafirmar: Buscar algum caminho para resolver a falta de médicos em vários lugares do Brasil não pode ser entendido como agressão Em nenhum momento eu ouvi por parte da presidenta, que essa seria a única solução ou que resolveria todos os problemas do SUS Sabemos que são várias as iniciativas necessárias, algumas já estão sendo tomadas, outras passam por muitos outros interesses. Abrir a possibilidade de trazermos médicos de outros países eu acredito que possa ajudar e se vierem, quero poder contribuir para que eles conheçam e nos ajudem a construir um sistema de saúde justo, universal e solidário
Grande abraço
 
Carminha

 E para Vera Salerno:

Caríssimo Heleno, escrevo para expressar toda a minha concordância com o seu ponto de vista, que explica, mais do que eu mesma conseguiria escrever, a forma (torta) como nossa categoria tem se comportado. Os médicos não têm defendido o SUS, têm defendido (somente) os médicos!

Vera



2. Sobre o que custa a corrupção

 
Eu vou postar isso aqui de novo para lembrar para muita gente que se você acha o PT corrupto, devia ter memória e ver que a corrupção está em todo canto. Até das coisas que você não vê na TV. Preste bem atenção nos valores dos escândalos e se pergunte quantos desses foram julgados até hoje.





3.  Sobre o combate genérico à corrupção dos "manifestantes"

E aí? Cadê a coragem da direita fascista em resolver as pendências abaixo? Vamos nessa? Sem medo e sem dó? Sem demagogia e oportunismos? Vamos apoiar e exigir?
 
 
Para acabar com a impunidade e passar o Brasil a limpo, como exige minha jovem aluna @[100000855885250:2048:Francine Oliveira Vieira]:

Nenhum comentário: