sábado, 17 de abril de 2021

UMA CIENTISTA E A CRISE CLIMÁTICA QUE ELA ESTÁ VENDO OCORRER (COMO NÓS)

 Nome do jogo: tratar de salvar o que der. Entrevista publicada na Science. Parte da dor, que eu partilho, vem do fato que as pessoas em geral são pouco sensíveis à mensagem do alarme. Dei aulas, fiz conferências bastante tempo atrás sobre o tema, e ficou-me a penosa constatação de que não consegui muito em termos de trazer fatos e previsões sobre a crise do clima para a cachola mesmo de plateias  "melhor preparadas".

 

 

 

 

Mergulhe na sua dor. 'Como uma cientista confronta o custo emocional da mudança climática

 

Por David Malakoff  12 de april, 2021

 

“Fui treinada para ser calma, racional e objetiva, para focar nos fatos”, lembra a cientista de sustentabilidade Kimberly Nicholas em seu novo livro, Sob o céu que produzimos: como ser humano em um mundo em aquecimento. Mas, à medida que as pesquisas revelam cada vez mais como as mudanças climáticas irão alterar para sempre os ecossistemas e as comunidades que ela ama, ela tem lutado para lidar com seus sentimentos de tristeza. “Meu treinamento desapaixonado”, escreve a pesquisadora da Universidade de Lund, “não me preparou para as crises emocionais cada vez mais frequentes da mudança climática”, ou como responder aos alunos que vêm a ela para compartilhar sua própria dor.

 

É uma situação que muitos cientistas e professores estão enfrentando atualmente, escreve Nicholas. “Ser testemunha da morte ou morte daquilo que amamos começou a se parecer muito com a descrição da tarefa.” Mas Nicholas diz que a morte prematura de um amigo íntimo ajudou a persuadi-la de que o único caminho a seguir era reconhecer que “não seremos capazes de salvar todas as coisas que amamos”. Em vez disso, diz ela, temos que "nadar através desse oceano de tristeza ... e reconhecer que ainda temos tempo para agir e salvar muitas das coisas com as quais nos importamos".

 

Nicholas conhece as repercussões emocionais que a ciência do clima pode provocar. Em 2017, ela e o cientista climático Seth Wynes, atualmente na Concordia University, publicaram um artigo de alto perfil mostrando as ações mais eficazes para reduzir a pegada de carbono de um indivíduo - como voar menos ou mudar para uma dieta vegetariana - raramente são enfatizadas pelos governos ou educadores. Mas foi a descoberta do estudo de que ficar sem filhos pode reduzir drasticamente a contribuição de uma pessoa para o aquecimento global que gerou manchetes - e controvérsia - em todo o mundo.

 

Alguns comentaristas sugeriram que Nicholas e Wynes estavam promovendo uma "cultura da morte" ou um "pacto suicida liberal-ambientalista". Isso “me ensinou muito sobre como [essas questões] podem ressoar de uma forma muito pessoal”, diz Nicholas. Desde então, os futuros pais a têm abordado, procurando discutir suas próprias decisões sobre a gravidez. Não há uma resposta única, ela escreve. “Como cientista, tenho autoridade extra no meu assunto de especialização, mas nenhum insight especial sobre o que faz com que uma vida seja digna de ser vivida.”

 

Nicholas conversou recentemente com Science Insider sobre seu novo livro. Esta entrevista foi editada para maior clareza e brevidade.

 

P: Para quem você escreveu este livro?

 

R: Eu escrevi para amigos meus da faculdade - não para cientistas. Pessoas que estão preocupadas com a crise climática, mas não veem como podem fazer a diferença, seja pessoalmente ou coletivamente. Em vez de entrar em detalhes específicos de políticas particulares, tento estabelecer princípios que espero que as pessoas possam aplicar em suas próprias vidas e segui-las.

 

P: Você cresceu na Califórnia e sua família estava envolvida na produção de vinho. Você disse que as mudanças climáticas realmente a atingiram quando você percebeu, como estudante de doutorado, que temperaturas mais altas podem significar o fim dos vinhos que você conhecia e amava.

 

R: Comecei a estudar vinho em 2003 e terminei meu doutorado. em 2009. Eu estava coletando milhares e milhares de uvas e analisando sua cor e [composição química], e como elas eram afetadas pelo clima e seu ambiente. Uma vez, eu estava coletando amostras no canto deste vinhedo e me deparei com essas variedades que não tinha visto antes. Perguntei ao proprietário o que estava acontecendo. Ele disse: "Sabe, está ficando muito quente aqui para o pinot noir. Portanto, estamos testando algumas novas variedades que podem ser melhores.” É realmente diferente documentar as coisas analiticamente - e então experimentá-las visceralmente. E, você sabe, a última vez que estive na Califórnia, comi uma uva pinot noir e parecia empoeirada, como meio cozida demais. Ainda há vinhos maravilhosos sendo produzidos e os produtores de vinho são muito adaptáveis. Mas você pode imaginar que há limites para a adaptação.

 

P: O que você diz aos alunos perturbados que vêm até você preocupados com os danos às algas marinhas, recifes de coral ou outros ecossistemas que eles esperavam estudar?

 

R: Eu ainda estou avaliando isso. O principal é não fugir dessas conversas. E não tente explicar [seus medos] e dizer: "Oh, talvez isso não aconteça de verdade" ou "Aqui está um caso discrepante que pode nos dar esperança." Não é realmente útil ... negar a realidade ou não os municiar com as ferramentas para enfrentar essa realidade. Você tem que reconhecer que eles estão correndo para uma casa que está pegando fogo. Eles não esperam que tenhamos todas as respostas, e eu acho que eles são realmente capazes de estar à altura da ocasião. Mas, como professores, precisamos fazer mais para apoiá-los, ouvindo e fazendo perguntas. E fazendo mais para modelar em nosso próprio comportamento como abordar essas questões difíceis.

 

P: Você escreve que sua própria abordagem inclui aprender a "afundar em sua dor".

 

R: Há coisas que estão mudando para além do reconhecimento agora por causa da mudança climática, e isso me deixa muito triste. E para mim, o luto é uma parte importante do processo de reconhecimento disso. Foi inspirado na minha experiência de perder um amigo querido para o câncer, que morreu aos 37 anos. Foi uma espécie de alerta [que me levou] a pensar sobre meus valores essenciais e o que é importante. Felizmente, esses tipos de chamadas de despertar podem catalisar a ação. Mas não deveria ser necessário um diagnóstico terminal para que a vida na Terra nos desperte para a urgência de trabalhar pela estabilidade climática. Não estou dizendo que toda a vida na Terra tem um diagnóstico terminal, mas cabe a nós tomar medidas significativas.

 

P: Você argumenta que uma das chaves para estabilizar o clima será uma mudança de mentalidade - um afastamento do que você chama de "mentalidade de exploração". O que isso significa, para você pessoalmente?

 

R: Eu vejo essa mentalidade de exploração como a causa raiz de muitos de nossos problemas, essa crença equivocada de que as pessoas em geral são superiores e devem dominar a natureza. E parte do [enfrentamento das mudanças climáticas] é realmente sobre mudar corações e mentes [para] mudar comportamentos. … Um grande momento de despertar para mim veio em uma conferência de ciências do clima. Quase todo mundo lá, inclusive eu, tinha vindo. [As apresentações] foram uma ladainha de coisas deprimentes acontecendo por causa da mudança climática. Eu me senti como se estivesse nesta conferência de médicos fumando cigarros, mas dizendo aos nossos pacientes para pararem de fumar! Percebi que realmente temos a obrigação de modelar a mudança que queremos ver. … então, eu praticamente parei de voar para o trabalho. Isso não significa que eu não possa ser um pesquisador produtivo. Tenho colaborações e projetos, mas procuro focar em trabalhos que não exijam tantas viagens ou sejam mais fáceis de alcançar de trem. O único voo do qual ainda não desisti é voltar para os EUA para ver minha família.

 

P: Você acha que a comunidade científica fez um bom trabalho ajudando as pessoas a passar do desespero climático à ação?

 

R: Direi o seguinte: certamente não acho que as falhas de ação que vemos hoje sejam culpa dos cientistas. Está bem documentado, por exemplo, que tem havido campanhas de desinformação por poderosos interesses, incluindo a indústria do petróleo, que não querem fazer as mudanças necessárias. Portanto, não culpo os cientistas, e muitos mais estão se manifestando para dar o alarme. ... Mas - alerta de spoiler - não são necessariamente os cientistas que mudam corações e mentes. Eu estou tentando. Mas também precisa da  artistas e escritores e formadores de cultura e pessoas de todos os tipos. Todo mundo, eu realmente acredito, tem um papel a desempenhar.

 

doi: 10.1126 / science.abi9725


Nenhum comentário: