segunda-feira, 16 de setembro de 2019

NAOMI KLEIN: 'ESTAMOS VENDO O INÍCIO DA ERA DA BARBÁRIE CLIMÁTICA"

Saiu no Guardian, em 15 de Setembro. O original, em inglês, aqui. Veja também, neste blog, o artigo "NOVA ONDA DE AÇÕES ANTI-CAPITALISTAS" sobre a luta contra o desastre climático.


entrevista
Naomi Klein: 'Estamos vendo o início da era da barbárie climática'
Naomi Klein: ‘We are going to have to contract on the endless, disposable consumption.’






Naomi Klein: 'Teremos que contrair o consumo ilimitado, e descartável'. Fotografia: Adrienne Grunwald / The Guardian

a Natalie Hanman
Naomi Klein
A autora do No Logo fala sobre soluções para a crise climática, Greta Thunberg, greves de nascimentos e como ela encontra esperança
• Leia um extrato de seu novo livro, On Fire: The Burning Case for Green New Deal aqui

  
Por que você está publicando este livro agora?
Ainda sinto que a maneira como falamos sobre as mudanças climáticas é muito compartimentada, muito isolada das outras crises que enfrentamos. Um tema realmente forte que atravessa o livro são os elos entre ele e a crescente crise da supremacia branca, as várias formas de nacionalismo e o fato de tantas pessoas serem expulsas de suas pátrias e a guerra que é travada no alcance de nossas atenções. São crises que se cruzam e se interconectam e, portanto, as soluções também precisam ser.

O livro reúne ensaios da última década, você mudou de ideia sobre alguma coisa?
Quando olho para trás, acho que não coloquei ênfase suficiente no desafio que a mudança climática coloca para a esquerda. É mais óbvio o modo como a crise climática desafia uma visão de mundo dominante de direita e o culto de um sério centrismo que nunca quer fazer nada grande, que sempre procura dividir a diferença. Mas este também é um desafio para uma visão de mundo de esquerda que está essencialmente interessada apenas em redistribuir os espólios do extrativismo [o processo de extrair recursos naturais da terra] e não considerar os limites do consumo infinito.

O que está impedindo a esquerda de fazer isso?
No contexto norte-americano, admitir que vá haver limites é o maior tabu de todos. Você vê que, da maneira como a Fox News mostrou o Green New Deal - eles estão vindo atrás dos seus hambúrgueres! Isso corta o coração do Sonho Americano – em que cada geração fica com mais que a última, sempre há uma nova fronteira para expandir, toda a ideia de nações ocupantes coloniais como a nossa. Quando alguém aparece e diz que, na verdade, existem limites, temos algumas decisões difíceis, precisamos descobrir como gerenciar o que resta, precisamos compartilhar de forma equitativa – isto é um ataque psíquico. E a resposta [à esquerda] tem sido evitar, e dizer não, não, não vamos tirar suas coisas, haverá todos os tipos de benefícios. E benefícios haverá: teremos cidades mais habitáveis, teremos menos ar poluído, passaremos menos tempo preso no trânsito, podemos projetar vidas mais felizes e ricas de várias maneiras. Mas teremos que contrair o lado do consumo infinito e descartável.

Você se sente encorajada pelo debate sobre o Green New Deal?
Sinto uma tremenda excitação e uma sensação de alívio por finalmente estarmos falando de soluções na escala da crise que estamos enfrentando. Que não estamos falando de um pequeno imposto sobre o carbono ou de um esquema de cap and trade como uma bala de prata. Estamos falando em transformar nossa economia. De qualquer maneira, esse sistema está falhando para a maioria das pessoas, e é por isso que estamos neste período de profunda desestabilização política - que está nos dando os Trumps e os Brexits e todos esses líderes autoritários - então por que não descobrimos como mudar tudo de baixo para cima e fazê-lo de uma maneira que resolva todas essas outras crises ao mesmo tempo? Há todas as chances de errar o alvo, mas cada fração de grau de aquecimento que somos capazes de adiar é uma vitória, e todas as políticas que formos capazes de vencer que tornem nossas sociedades mais humanas, mais resistiremos aos inevitáveis choques e tempestades que virão sem acabar caindo na barbárie. Porque o que realmente me aterroriza é o que estamos vendo em nossas fronteiras na Europa, América do Norte e Austrália - não acho coincidência que os estados formados pela ocupação e colonização e os países que são os motores desse colonialismo estejam na vanguarda disso. Estamos vendo os primórdios da era de barbárie climática. Vimos em Christchurch, em El Paso, onde você tem esse casamento da violência supremacista branca com o cruel racismo anti-imigrante.

FacebookTwitterPinterest
 Um incêndio perto de Porto Velho, Brasil, em setembro de 2019. Fotografia: Bruno Kelly / Reuters

Essa é uma das seções mais assustadoras do seu livro: acho que essa é uma ligação que muitas pessoas não criaram.
Esse padrão tem estado claro já há um tempo. A supremacia branca surgiu não apenas porque as pessoas tinham vontade de pensar em ideias que levariam à morte de muitas pessoas, mas porque era útil proteger ações bárbaras, mas altamente lucrativas. A era do racismo científico começa ao lado do tráfico transatlântico de escravos, é uma justificativa para essa brutalidade. Se vamos responder às mudanças climáticas fortalecendo nossas fronteiras, é claro que as teorias que justificariam isso, que criam essas hierarquias da humanidade, voltarão à tona. Há sinais disso há anos, mas está ficando mais difícil negar, porque você tem assassinos que estão gritando de cima dos telhados.

Uma crítica que você ouve sobre o movimento ambiental é que ele é dominado por pessoas brancas. Como você lida com isso?
Quando você tem um movimento que é predominantemente representativo do setor mais privilegiado da sociedade, a abordagem terá muito mais medo de mudança, porque as pessoas que têm muito a perder tendem a ter mais medo de mudar, enquanto as pessoas que têm um muito a ganhar tenderão a lutar mais por isso. Esse é o grande benefício de ter uma abordagem para a mudança climática que a vincule às chamadas questões de pão com manteiga: como conseguiremos melhores empregos remunerados, moradia a preços acessíveis, uma maneira de as pessoas cuidarem de suas famílias? Eu tive muitas conversas com ambientalistas ao longo dos anos, onde eles parecem realmente acreditar que, ao vincular o combate às mudanças climáticas com o combate à pobreza ou a luta pela justiça racial, isso tornará a luta mais difícil. Temos que sair dessa "minha crise é maior que a sua: primeiro salvamos o planeta e depois lutamos contra a pobreza, o racismo e a violência contra as mulheres". Isso não funciona. Isso afasta as pessoas que lutariam mais por mudanças. Esse debate mudou bastante nos EUA por causa da liderança do movimento pela justiça climática e porque são as mulheres de cor que estão defendendo o Green New Deal. Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar, Ayanna Pressley e Rashida Tlaib vêm de comunidades que foram submetidas a um acordo tão bruto nos anos do neoliberalismo e por além deles, e estão determinadas a representar, representar de fato os interesses dessas comunidades. Elas não têm medo de mudanças profundas porque suas comunidades precisam desesperadamente dessas mudanças.
 As decisões individuais que tomamos não resultam em algo próximo ao tipo de escala de mudança que precisamos.

No livro, você escreve: “A dura verdade é que a resposta para a pergunta 'O que eu posso, como indivíduo, fazer para impedir a mudança climática?' É: nada.” Você ainda acredita nisso?
Em termos do carbono, as decisões individuais que tomamos não resultam em algo como o tipo de escala de mudança que precisamos. E acredito que o fato de que para tantas pessoas é muito mais confortável falar sobre nosso próprio consumo pessoal do que falar sobre mudanças sistêmicas, é um produto do neoliberalismo, em que temos sido treinados para nos vermos antes de tudo como consumidores. Para mim, é esse o benefício de mencionar essas analogias históricas, como o New Deal ou o Plano Marshall - ele nos lembra de uma época em que conseguimos pensar em mudanças nessa escala. Porque fomos treinados para pensar muito pequeno. É incrivelmente significativo que Greta Thunberg tenha transformado sua vida em uma emergência viva.

Sim, ela partiu para a cúpula climática da ONU em Nova York em um iate com zero carbono ...
Exatamente. Mas não se trata do que Greta está fazendo como indivíduo. É sobre o que Greta está transmitindo nas escolhas que ela faz como ativista, e eu absolutamente respeito isso. Eu acho magnífico. Ela está usando o poder que tem para transmitir que isso é uma emergência e está tentando inspirar os políticos a tratar como uma emergência. Não acho que alguém esteja isento de examinar suas próprias decisões e comportamentos, mas acho que é possível enfatizar as escolhas individuais em excesso. Eu fiz uma escolha - e isso é verdade desde que escrevi No Logo, e comecei a receber as perguntas “o que devo comprar, onde devo comprar, quais são as roupas éticas?”. Minha resposta continua sendo que eu não sou um consultor de estilo de vida, não sou guru de compras de ninguém e que eu tomo essas decisões em minha própria vida, mas não tenho a ilusão de que essas decisões farão a diferença.

Algumas pessoas estão optando por fazer greves de nascimentos. O que você acha disso?
Fico feliz que essas discussões venham ao domínio público, em vez de serem questões furtivas sobre as quais temos medo de falar. Tem sido muito isolado para as pessoas. Certamente foi para mim. Uma das razões pelas quais esperei o tempo todo para tentar engravidar, e eu dizia isso ao meu parceiro o tempo todo – que, você quer ter um guerreiro da água Mad Max brigando com seus amigos por comida e água? Não foi até eu fazer parte do movimento pela justiça climática e poder ver um caminho à frente que eu pude imaginar ter um filho. Mas eu nunca diria a ninguém como responder a essas perguntas mais íntimas. Como uma feminista que conhece a história brutal da esterilização forçada e as maneiras pelas quais os corpos das mulheres se tornam zonas de batalha quando os formuladores de políticas decidem que vão tentar controlar a população, acho que a ideia de que existem soluções reguladoras quando se trata de ter ou não ter filhos é catastroficamente a-histórico. Precisamos lutar juntos com nossa dor climática e com nossos medos climáticos, seja qual for a decisão que decidirmos tomar, mas a discussão que precisamos ter é como construir um mundo para que essas crianças possam ter uma vida próspera e sem carbono ?


 The Malizia II, with Greta Thunberg on board, arrives in Hudson Harbor, New York.
FacebookTwitterPinterest
 O Malizia II, com Greta Thunberg a bordo, chega ao porto de Hudson, Nova York. Foto: Bebeto Matthews / AP

Durante o verão, você incentivou as pessoas a lerem o romance de Richard Powers, The Overstory. Por quê?
Foi incrivelmente importante para mim e estou feliz que tantas pessoas tenham me escrito desde então. O que Powers está escrevendo sobre árvores: que as árvores vivem em comunidades e estão em comunicação, e planejam e reagem juntas, e estamos completamente errados na maneira como os conceituamos. É a mesma conversa que temos sobre se vamos resolver isso como indivíduos ou se vamos salvar o organismo coletivo. Também é raro, na boa ficção, valorizar o ativismo, tratá-lo com verdadeiro respeito, fracassos e tudo mais, reconhecer o heroísmo das pessoas que colocam seus corpos em risco. Eu pensei que Powers fez isso de uma maneira realmente extraordinária
.
Como você vê o que a Extinction Rebellion alcançou?
Uma coisa que eles fizeram tão bem é nos libertar desse modelo clássico de campanha em que estamos há muito tempo, em que você conta a alguém algo assustador, pede que ele clique em algo para fazer algo a respeito, pula tudo fase em que precisamos lamentar e sentir juntos e processar o que acabamos de ver. Porque o que eu ouço muito das pessoas é, ok, talvez essas pessoas nos anos 30 ou 40 puderam organizar bairro por bairro ou local de trabalho por local de trabalho, mas não podemos. Acreditamos que fomos tão rebaixados como espécie que somos incapazes disso. A única coisa que vai mudar essa crença é ficar cara a cara, em comunidade, ter experiências fora das telas, um com o outro nas ruas e na natureza, e ganhar algumas coisas e sentir esse poder.

Você fala sobre vigor no livro. Como você continua? Você se sente esperançosa?
Tenho sentimentos complicados sobre a questão da esperança. Não passa um dia em que eu não tenha um momento de puro pânico, terror cru, completa convicção de que estamos condenados, e então eu me afasto disso. Sou renovada por essa nova geração que é tão determinada, tão forte. Sou inspirada pela vontade de participar de políticas eleitorais, porque minha geração, quando tínhamos 20 ou 30 anos, havia tanta desconfiança em sujar as mãos com a política eleitoral que perdemos muitas oportunidades. O que me dá mais esperança agora é que finalmente temos a visão do que queremos, ou pelo menos o primeiro rascunho. É a primeira vez que isso acontece na minha vida. E também, eu decidi ter filhos. Eu tenho uma criança de sete anos que é tão completamente obcecada e apaixonada pelo mundo natural. Quando penso nele, depois de passarmos o verão inteiro conversando sobre o papel do salmão na alimentação das florestas onde ele nasceu na Colúmbia Britânica, e como elas estão ligadas à saúde das árvores, do solo e dos ursos e as orcas e todo esse magnífico ecossistema, e penso em como seria dizer a ele que não há mais salmão, isso me mata. Então isso me motiva. E me mata.

Nenhum comentário: