quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Apesar de ontem: As possibilidades abertas pela vitória de Lula

 Do Counterpunch 



“A realidade resiste”, disse o poeta Arnaldo Antunes no calor da batalha que vencemos no domingo. A realidade resiste às mentiras, ao ressentimento e a todas as tecnologias que substituem a experiência humana pela falsa realidade fabricada pelos plutocratas e tecno-oligarcas do capitalismo financeiro, de plataformas e de vigilância, e para eles.

A vitória de Lula no segundo turno das eleições de 25 de outubro transcende as fronteiras do Brasil. Ela traz esperança e oferece ideias para as lutas contra a extrema-direita em todo o mundo. Ele foi eleito com 64.256.232 votos (51,79% dos votos válidos), contra 59.826.041 votos (48,21%) de Flávio Bolsonaro. Graças à mobilização social e a uma batalha de narrativas, foi a primeira vez desde o retorno da democracia ao Brasil que um candidato derrotado no primeiro turno conseguiu vencer no segundo.

A realidade resistiu nas ruas e nas redes sociais. Os jovens devolveram à política o que os algoritmos lhes roubam: corpos humanos, união e reconhecimento do outro num mundo não-televisivo. Os utilizadores da tecnologia organizaram-se e combateram a desinformação. Artistas, intelectuais, jornalistas e cidadãos fizeram o possível para defender a existência do debate democrático.

Após a eleição de Donald Trump em 2016, uma perigosa mistura orquestrada internacionalmente de autoritarismo, interesses econômicos, grupos religiosos, propaganda e plataformas online, impulsionada por ressentimento latente, espetáculo, desinformação e manipulação algorítmica, enraizou-se. Lula interveio em parte dessa engrenagem no Brasil.

As relações entre as grandes empresas de tecnologia, Trump, Netanyahu e a direita israelense, o cibercriminoso argentino Fernando Cerimedo e o Partido Liberal (PL) de Flávio Bolsonaro, as plataformas, a inteligência artificial e as redes de influenciadores que disseminam propaganda e desinformação devem ser cuidadosamente examinadas. As plataformas não são neutras. Elas determinam qual conteúdo obtém maior disseminação e quais emoções ele desperta. Trump e Netanyahu representam a ofensiva antidemocrática e iliberal da qual Flávio Bolsonaro e o PL têm se beneficiado no Brasil. Isso tem sido bastante evidente desde 2023.

Durante a campanha, Lula relatou obstáculos à divulgação de suas publicações e disparidades no funcionamento das ferramentas de IA da Meta. Em 15 de outubro, o Ministro Marco Aurélio Bellizze, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que fosse garantido tratamento igualitário a todos os candidatos, sob pena de multa diária de 500 mil reais (US$ 92.322,45) em caso de descumprimento. No dia seguinte, a decisão foi confirmada pelo plenário do TSE. A falta de transparência das plataformas expõe, paradoxalmente, a disputa pelo alcance dos candidatos e pela influência sobre a opinião pública, em um sistema regido por dinheiro, propaganda, influenciadores, religião e rancor.

No âmbito do jornalismo, os proprietários de veículos de comunicação tradicionais, entre eles Organizaciones Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, Veja, Metrópoles e CNN Brasil, abandonaram os padrões éticos para se tornarem verdadeiros esgotos de desinformação, infiltrando-se e disseminando informações a partir do estábulo de Augias da campanha de Flávio Bolsonaro.

A revista Piauí  publicou investigações sobre as maquinações do Banco Master e de Daniel Vorcaro. O canal Revelando, liderado por Alessandra Orofino, o Grupo ICL,  o The Intercept , Paulo Motoryn, as  revistas Fórum  e  Cult  , além de jornalistas e escritores independentes, desmascararam os lacaios do sistema que se faziam passar por “neutros”. Bom jornalismo não significa defender Lula, mas sim investigar e contextualizar os fatos, especialmente os referentes a Bolsonaro.

Parabéns ao deputado André Janones, que reuniu um “exército” de usuários ativos das redes sociais para combater os algoritmos e impulsionar a campanha de Lula. As redes sociais e as ruas uniram forças em uma versão brasileira de Sião, como nos  filmes da Matrix  . O partido de Lula (PT), reduzido à mesquinhez de burocratas machistas do século XX, nos deve muito. Esperemos que agora haja gratidão e menos traição aos bravos homens e mulheres que deram tudo de si nessa batalha.

Madonna também compartilhou uma  publicação  do fotógrafo Rafael Pavarotti em apoio a Lula, incluindo uma foto sua. Kleber Mendonça reuniu estrelas de Hollywood para formar a letra L. Há também uma batalha estética em curso. Não se trata de uma hierarquia de gostos, mas de compreender como a estética política molda as sensibilidades, apresentando a vulgaridade como autenticidade, a brutalidade como poder e a ignorância como algo de que se orgulhar.

Tomando como exemplo a contundente  observação de Marilena Chauí  de que a classe média brasileira é “uma abominação política, porque é fascista; uma abominação ética, porque é violenta; e uma abominação cognitiva, porque é ignorante”, acredito que precisamos ir além e refletir sobre como a abominação estética caminha lado a lado com a abominação ética, cognitiva e política. Chauí estabelece conexões importantes, mas tenho uma pergunta: o que acontece quando a violência se torna um espetáculo, a ignorância um distintivo de honra e o autoritarismo a boa vida?

A estética fascista não se limita a gostos musicais e estilo de vestimenta. Ela exalta a força bruta, a submissão a um líder, o desprezo pela diferença e o ridículo do outro. As artes vivas, a beleza singular de todas as periferias, as festas populares, a cultura dos trabalhadores que apoiaram Lula, foram ofuscadas pela ostentação sem responsabilidade, pela fama sem compromisso social e pela indigência intelectual de  cantores sertanejas  e influenciadores digitais que enriqueceram com suas especulações online e explorando a Lei Rouenet (de financiamento cultural), que depois demonizam ao atacar artistas independentes.

Hannah Arendt explica como a ausência de pensamento crítico banaliza o mal. A liberdade artística, a pluralidade de modos de ser e a imaginação são incompatíveis com a imposição de uma única forma admissível de existência, que era o regime que a organização criminosa de Flávio Bolsonaro queria impor.

O problema não é  a música sertaneja  em si, mas a forma como é instrumentalizada para explorar as vulnerabilidades das pessoas. As grandes empresas de tecnologia enriquecem capturando a atenção. A indústria do jogo (literalmente) lucra horrores com a promessa de ganhos fáceis. Políticos autoritários enchem os bolsos com ambos. Esses interesses prosperam com a insegurança e a promessa de redenção individual.

É necessário distinguir entre os fiéis e aqueles que se dizem seus líderes, entre as comunidades religiosas e as empresas, e entre as igrejas como um todo e os indivíduos de uma congregação que possam ser responsáveis ​​por atos criminosos. Lula confrontou a instrumentalização da religião quando esta é usada para legitimar o autoritarismo e atacar direitos. Em seu discurso de vitória, ele defendeu o caráter laico do Estado e prometeu combater a intolerância religiosa. No entanto, ele não mencionou explicitamente as pessoas negras e mestiças e sua luta incessante contra o racismo, nem falou da comunidade LGBTQIAP+, que se mobilizou com tanta força para garantir sua vitória. Mas ele pode facilmente corrigir isso em breve!

A vitória eleitoral não elimina o perigo representado pela extrema-direita, mas demonstra que é possível resistir com mobilização e bom jornalismo. Resistir significa restaurar à política sua natureza coletiva e resgatá-la de sua degradação a um espetáculo de egos. Significa transformar a esperança em um projeto, proteger a cultura da propaganda e garantir que as artes sejam livres para imaginar outras formas de vida.

Apesar do ontem, existe um amanhã possível, não porque a história garanta a vitória do bem, mas porque milhões de pessoas se recusaram a aceitar que o mundo dos monstros seja o único possível. A vitória não é um fim, mas um começo; uma oportunidade, não uma absolvição. Ela exige vigilância, memória, autocrítica e trabalho em equipe.

Simbolizando a possibilidade de reviver a democracia e lutar por um futuro de bem-estar, sustentabilidade, igualdade, fraternidade e liberdade, as flores que desabrocham em minha vida, vermelhas como o sangue que corre em nossas veias, vermelhas como a cor da campanha de Lula, são para ele e seu novo mandato.

Jean Wyllys é um professor, jornalista e político brasileiro.

Nenhum comentário: